Imprimir

O ÚLTIMO ADEUS
Drama em 04 atos

Sinopse

 

Drama passional narrando a triste estória de Marina e Manoel, descrita por uma vidente-cartomante que, no início da peça pressagia a tragédia de amor que irá se desenrolar na vida dos dois.
A peça tem início no dia do casamento de ambos, com uma grande festa, para a agonia do personagem Juca, criado junto com Marina e há anos apaixonado por ela. No dia do casamento de Marina , Juca declara seu amor à ela e tenta o suicídio. Passando a viver com ambos, por gentileza de Manoel, que o considera amigo de infância e de nada desconfia, Juca passa a assediar constantemente Marina, que sentindo-se apaixonada por ele, acaba cedendo a um impulso cego e foge com Juca, levando consigo também o recém-nascido João, filho dela e de Manoel.
A partir desse dia, restam na casa apenas o inconsolado Manoel; seu pai conhecido como o “Português”, um dos cômicos do drama e o atrapalhado “Can-Can”, o gago, o outro cômico.
Passa-se o tempo, e oito anos depois Juca e Marina estão arruinados, pobres, e Marina, arrependida pela opção que fez. Juca revelou-se um mau-caráter, cruel e inescrupuloso, que confessa ter atirado no próprio braço no dia de seu casamento com Manoel, apenas para poder viver dali para a frente, às custas dos dois. Acabada a paixão por Marina, passa a espancar Joãozinho, obrigando-o a esmolar todos os dias, bem como Marina a prostitui-se, para sustentar seus vícios.
Numa noite de desespero, cansada de tantos maus-tratos, Marina vê novamente o filho ser espancado, e armada com um revólver, mata Juca na frente de Joãozinho. Em seguida corre para a casa de Manoel, entrando sorrateiramente, às escuras, e este, confundindo o vulto com um ladrão atira, atingindo Marina mortalmente. Desesperado, Manoel só então percebe que era a mulher que o abandonou, e por quem esperou ardentemente estes oito anos para lhe perdoar, e tentar reconstruir suas vidas. Manoel enlouquece de amor, e numa crise de obscessão, apunhala-se sobre o corpo da mulher.
O filho percebe a tragédia de amor dos dois, mortos lado a lado no quarto, ficando aos cuidados do avô paterno, que reconhece ao final, que o presságio da cartomante no início do drama realmente se concretizou.

 

CLIQUE AQUI E OUÇA UM TRECHO DA OBRA!