Imprimir

LENDA DA VALSA DOS NOIVOS
Melodrama Rural em 04 atos escrito em 1957

 

SINOPSE

Após cumprir uma pena de 30 anos, recém saído da prisão, o baiano Mané Floriano, retorna a mesma casa onde o crime ocorreu. Aquela casa de fazenda, outrora rica, é hoje um casebre abandonado no meio do sertão, onde Floriano narra ao amigo Tremedeira, o que exatamente aconteceu naquela noite fatídica em que Antonio e Chiquinha se casaram.
Floriano amava perdidamente Chiquinha, que viu crescer, pois foram criados juntos desde a mais tenra infância. Em verdade, ele desconhecia o fato de ser Chiquinha sua própria irmã, segredo este guardado a vida toda por sua mãe Clara e pela própria Chiquinha. Uma carta dela para Floriano continha toda a verdade, mas Chiquinha pedia a Floriano que só abrisse esta carta após sua morte.
Ela era noiva de Antonio, moço bom e honesto, mas Floriano os espreitava, corroído pelo ciúme. Na noite do casamento, Mané Floriano calou o seu despeito, matando os noivos com duas balas certeiras no momento em que dançavam “A Valsa dos Noivos”. Após o crime, ele fugiu para o mato, e só então leu a carta que Chiquinha lhe deixou, descobrindo tarde demais que, por ironia do destino, eram irmãos por parte de pai. Movido pelo arrependimento, Floriano entrega-se à prisão
Agora, após deixar a prisão, trinta anos depois, ele retorna à casa que um dia fôra repleta de luxo e alegria, para relembrar o passado e conferir a lenda que corre pelas cercanias, de que todas as noites, a valsa dos noivos que os embalou naquele trágico dia, volta a tocar naquele lugar. Floriano ouve a valsa, vê o espectro dos noivos dançando, e cai morto pela forte emoção.

CLIQUE AQUI E OUÇA UM TRECHO DA OBRA!