Imprimir

AMOR E TRAIÇÃO
Drama em 04 atos
(1968)

 

Sinopse

Drama urbano onde a viúva Tereza, pobre e vivendo na miséria juntamente com o irmão, o italiano Guido, o cômico da peça e a filha Madalena, tenta desvencilhar-se do assédio do Barão do Bonfim, homem rico e inescrupuloso, pai do menino Roberto.
O menino e Madalena amam-se desde pequenos, mas o Barão tentando afastar os dois devido a imensa diferença social de ambos, envia o garoto para estudar em Portugal, e Madalena, com a saúde debilitada vai enfraquecendo pouco a pouco.
Após dez anos, Roberto agora já formado em medicina e retornando ao Brasil, procura imediatamente Madalena, o amor de infância que ele jamais esqueceu, mas para quem nem mesmo as cartas de amor chegavam, pois eram interceptadas pelo barão. Roberto encontra Madalena tuberculosa, e ao vê-lo desmaia, como que tomada por uma catalepsia, dando a entender a todos que havia morrido. O Barão chega neste momento à casa de Tereza, e encontra o filho desconsolado que o rechaça, culpando-o pela desgraça que se abateu sobre aquela casa. O Barão enfurecido de ódio e recalque, por ter perdido o amor do filho e nunca ter sido correspondido por Tereza, a esfaqueia pelas costas, e acusa o italiano Guido do assassinato da irmã.
Guido é preso e torturado até confessar o crime que não cometeu, e Roberto sai pelo mundo, inconformado com a morte de Madalena, único amor de seu coração, juntamente com o personagem Mosquito, ex-funcionário do Barão e o outro cômico do drama.
Após sete anos, Madalena que em verdade, apenas tivera um desmaio diagnosticado como uma catalepsia, reaparece para visitar o tio na prisão, que se surpreende ao vê-la. Com o dinheiro acumulado ao longo destes sete anos, Madalena suborna o carcereiro que possibilita a fuga do tio inocente, e ambos saem pelo mundo à procura de Roberto. Nos confins da floresta amazônica, totalmente irreconhecível, vivendo na selva entre feras bravias, está Roberto e o fiel escudeiro Mosquito, quando numa tarde são surpreendidos pela visita de um velho cego e maltrapilho, que ali chega pedindo pouso e comida, trazendo em suas mãos uma carta de confissão. Mosquito reconhece ser o Barão, o pai de Roberto que andou todos estes anos à procura do filho desaparecido. Ambos pai e filho se reencontram e o barão arrependido, conta a Roberto a verdade sobre Madalena, que ela não morreu, mas está viva e à sua procura, juntamente com o tio Guido, que ajudado por ela havia fugido da prisão, e o procurava com o desejo ardente de vingança. O orgulhoso barão morre à mingua nos braços do filho, no momento em que chegam finalmente à choupana Madalena e o velho Guido, agora já impossibilitado de cumprir sua vingança, já que o velho barão esperou apenas reencontrar o filho para ali morrer.
Ao final, após tanta desventura restam Roberto e Madalena juntos, para dali para a frente recomeçarem suas vidas.

 

CLIQUE AQUI E OUÇA UM TRECHO DA OBRA!